Topo

Chicago põe fogo em ferrovia para manter trens funcionando no frio de -22ºC

Sistema de chamas funciona em ferrovia da Metra, perto da estação Western Avenue, em Chicago - Kiichiro Sato/AP
Sistema de chamas funciona em ferrovia da Metra, perto da estação Western Avenue, em Chicago Imagem: Kiichiro Sato/AP

Do UOL, em São Paulo

31/01/2019 11h00Atualizada em 31/01/2019 21h01

Com o frio intenso em Chicago (EUA) causado pelo vórtice polar, que baixou as temperaturas na cidade para -22ºC, com sensação térmica de -44ºC, os trilhos do sistema ferroviário da cidade estão em chamas para evitar que os trens parem.

A Metra, responsável por administrar o sistema ferroviário metropolitano de Chicago, está usando um aparato que gera chamas e calor nos trilhos para evitar a ferrugem e os problemas causados pelo frio que podem interromper o serviço de trens. 

Segundo uma explicação feita pela Metra em uma rede social, os trilhos podem se separar por causa do frio extremo, já que a baixa temperatura faz com que o metal encolha. Uma vez que o metal é aquecido e se expande, as equipes podem reconectar os trilhos separados. 

Além disso, os aparelhos de mudança de via, que servem para mudar a rota dos trilhos, podem ficar obstruídos com gelo e neve em condições abaixo de 0ºC.

As imagens dos trilhos em chamas impressionam, mas a Metra explica que o sistema não está exatamente pegando fogo. 

"As chamas vêm de um sistema alimentado a gás que corre ao lado do trilho, gerando calor nas áreas críticas onde os aparelhos de mudança de via devem entrar em contato", afirmou a companhia. 

No passado, os funcionários precisavam usar potes com querosene para atear fogo perto dos trilhos. Hoje, as equipes trabalham em turnos de 12 horas para monitorar e controlar as chamas. 

ONDA DE FRIO ATINGE EUA

redetv

Cidade pede que ninguém cometa crimes

As temperaturas congelantes fizeram o departamento de polícia de Warrensburg, no Estado do Missouri, postar um pedido inusitado nas redes sociais e apelar para que os bandidos não cometam crimes.

"Então? estamos pedindo um favor (pelo menos pelos próximos três dias); vocês podem manter a criminalidade a um mínimo? Está realmente frio lá fora", disse o post.

"Faça a você mesmo (e A nós) um favor... fique dentro DE CASA. Seja legal um com o outro, assista a reprises de Say Yes to The Dress (ouvimos dos bombeiros que é um show realmente bom). Ok, obrigado", completou o post bem-humorado.

Internacional