Topo

Americano que passou 20 anos preso assalta banco para poder voltar à cadeia

William Gallagher, 68 anos, ficou 20 anos preso por tentativa de homicídio - Milwaukee County Sheriff"s Office
William Gallagher, 68 anos, ficou 20 anos preso por tentativa de homicídio Imagem: Milwaukee County Sheriff's Office

Do UOL, em São Paulo

09/02/2019 04h01

Um americano que passou 20 anos preso em uma penitenciária em Nova Jersey assaltou um banco em Milwaukee com o único objetivo de ir para a cadeia. Isso porque ele havia ouvido falar que as penitenciárias de Wisconsin eram boas e tinham um ótimo atendimento médico. O caso aconteceu em outubro do ano passado, mas só recentemente ocorreu a primeira audiência na Justiça. 

William Gallagher, 68 anos, natural de Nova York, estava longe da prisão havia apenas seis meses, depois de ter cumprido pena por tentativa de homicídio.

Há cerca de 48 anos, ele conversou com um criminoso mais velho que contou haver estado preso por todo o país. Segundo o bandido, as melhores cadeias dos Estados Unidos estavam em Wisconsin - estado onde fica Milwaukee. 

"Ele disse que tinha a melhor comida, melhor isso e aquilo", contou Gallagher, um veterano da Guerra do Vietnã, à Justiça. 

Além disso, Gallagher achava que o serviço médico oferecido pela sistema prisional de Wisconsin seria superior ao plano de saúde do Departamento de Assuntos de Veteranos, do governo federal. Em julho, o criminoso operou de um câncer nas costas e contou que os médicos encontraram nódulos em seu estômago e pulmão.

Por isso, para Gallagher, era importante ter um atendimento médico de qualidade e melhor do que o plano de saúde oferecido pelo governo. 

"É um triste comentário sobre a situação do sistema de saúde nos Estados Unidos. (...) O fato de um cara ter roubado um banco para obter assistência médica é uma pena, para dizer o mínimo ", disse James Griffin, promotor público assistente, na audiência de Gallagher.

Gallagher contou, na audiência, que ter assistência médica não foi sua única motivação. Ele também não queria ser um fardo para a família e, afinal de contas, também sentia falta da cadeia. 

"Eu não sou louco, meritíssimo", Gallagher disse ao juiz David Hansher. "Tenho 68 anos. Acabei de sair da prisão. Todos os dias fico olhando para o meu relógio. Em vez de sair e tentar levar uma vida aqui fora, fico pensando sobre o que está acontecendo onde acabei de sair."

Durante a tentativa de roubo a uma agência do banco Chase, em Milwaukee, Gallagher deixou claro que queria ser preso e mandou o caixa "chamar a polícia", logo após ter exigido dinheiro em notas de US$ 100 e ter dito que possuía uma bomba. O bandido ficou sentado e calmamente esperou a chegada dos policiais. 

Na audiência, Gallagher pediu para ser condenado a dez anos de cadeia. No entanto, o juiz ainda não ordenou a prisão do americano. Uma nova audiência está marcada para o próximo dia 13 de fevereiro.