May anuncia renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, anunciou hoje que vai renunciar ao cargo no dia 7 de junho, após pressão do Partido Conservador por causa do fracasso no processo do "brexit", que visa a saída dos britânicos da União Europeia.
O nome mais cotado para substituir May no cargo é o do ex-ministro das Relações Exteriores, Boris Johnson, mas há outros possíveis nomes, como o ex-secretário Dominic Raab.
May disse que "sempre lamentará profundamente" não ter conseguido executar o "brexit" e chorou ao fim do discurso. Ela pediu ao seu sucessor à frente do Partido Conservador e do governo para tentar encontrar um consenso no Parlamento para deixar do bloco.
"Acredito que era correto perseverar, inclusive quando as possibilidades de fracassar pareciam elevadas, mas agora me parece claro que no interesse do país é melhor que um novo primeiro-ministro lidere este esforço", afirmou a primeira-ministra em um discurso para a imprensa.
May se reúne hoje com o presidente do seu grupo parlamentar, Graham Brady, um dia após a participação britânica nas eleições europeias, onde o Partido do Brexit, de Nigel Farage, surge como favorito, mas os resultados serão conhecidos somente no próximo domingo, quando termina a participação do restante dos países da União Europeia (UE).
O Reino Unido determinou sua saída da UE para o dia 31 de outubro após solicitar um adiamento da data que inicialmente estava estabelecida para 29 de março deste ano.
*(Com informações de agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.