Topo

Esse conteúdo é antigo

Roubo em museu alemão pode ser um dos maiores da história: 1 bi de euros

Foto tirada do museu Green Vault, em Dresden, na Alemanha, em abril de 2019. Bandidos roubaram o local na manhã desta segunda-feira (25) - Sebastian Kahnert/AFP
Foto tirada do museu Green Vault, em Dresden, na Alemanha, em abril de 2019. Bandidos roubaram o local na manhã desta segunda-feira (25) Imagem: Sebastian Kahnert/AFP

do UOL, em São Paulo

25/11/2019 07h59Atualizada em 25/11/2019 18h21

O museu Green Vault (Cofre Verde), localizado no Palácio Royal de Dresden, na Alemanha, foi roubado na manhã de hoje. Estima-se que o valor dos itens roubados seja de 1 bilhão de euros.

Se confirmado o prejuízo, o roubo pode ser um dos maiores da história da arte, ultrapassando os US$ 500 milhões perdidos no histórico assalto ao Gardner Museum, em Boston, nos Estados Unidos, em 1990, segundo o Daily Mail.

O que foi levado

Segundo as autoridades alemãs, os ladrões levaram três ornamentos com diamante e rubi. O grupo desligou a energia do prédio e entrou por uma janela. A invasão teria acontecido por volta das 5 horas da manhã. O museu ainda não informou quais itens foram roubados.

"Estamos falando aqui de objetos de valor cultural imensurável", disse o diretor do museu, Dirk Syndram, em uma coletiva de imprensa. Seria impossível vender itens tão únicos e identificáveis no mercado aberto, acrescentou Marion Ackermann, diretora de museus do Estado da Saxônia.

"Seria uma coisa terrível", disse ela quando indagada se as joias poderiam ser partidas ou derretidas. Seu valor cultural ultrapassa de longe qualquer valor material, segundo ela.

Fundado em 1723, o Green Vault é um dos museus mais antigos do mundo e contém a maior coleção de tesouros da Europa: são cerca de 4000 peças feitas de marfim, ouro, prata e joias. "Não foi a coleção do nosso estado, mas nós, pessoas da Saxônia, que fomos roubadas", declarou o premiê regional, Michael Kretschmer. "Você não pode entender a história do nosso estado sem o Green Vault e sem as coleções da Saxônia", completou ele.

Como foi o roubo

Segundo o jornal Bild, uma caixa de disjuntores próxima ao local foi incendiada, o que interrompeu o fornecimento de energia de toda a área antes do assalto. A polícia disse que a vizinhança sofreu um blecaute, mas não ficou claro se ele teve relação com o crime. A corporação também está investigando se o incêndio do carro tem ligação com o roubo.

Imagens de câmeras de segurança mostraram dois homens entrando por uma janela gradeada, disse a polícia. Os ladrões teriam fugido de carro e estão foragidos.

Como é o museu

A coleção foi criada no século 18 por Augusto, o Forte, Eleitor da Saxônia e mais tarde rei da Polônia, que encomendou joias cada vez mais brilhantes devido à sua rivalidade com o rei francês Luís 14.

Parte do museu, um das mais antigos da Europa, foi destruído ao longo da Segunda Guerra Mundial durante o bombardeio dos Aliados de 13 de fevereiro de 1945, antes de ser reconstruído. Os tesouros do Cofre Verde sobreviveram a bombardeios dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, mas depois foram parar na União Soviética como espólios de guerra. Eles foram devolvidos a Dresden, a capital histórica da Saxônia, em 1958.

(Com informações da AFP e Associated Press)