Vietnamitas mortos: motorista confessa esquema de imigração ilegal
O motorista do caminhão onde 39 vietnamitas foram encontrados mortos no final de outubro, na Inglaterra, confessou em depoimento à policia que atuava em um esquema de imigração ilegal.
Maurice Robinson, de 25 anos, se declarou culpado durante o depoimento realizado na manhã de hoje, via videoconferência. De acordo com a CNN, ele confirmou que participa de um esquema ilegal de contrabando de pessoas desde maio do ano passado.
Ele foi acusado de homicídio culposo pela morte de 39 pessoas. A denúncia ainda afirma que ele "conspirou com outras pessoas para um ato ou série de atos que facilitaram a violação da lei de imigração por várias pessoas".
As vítimas — 31 homens e oito mulheres — foram achadas em um caminhão frigorífico que foi localizado na cidade de Grays, no distrito de Essex, no leste da Inglaterra, no dia 23 de outubro.
A justiça marcou para 13 de dezembro a audiência de Robison, que seguirá detido.
Outros acusados
Além de Robinson, outros dois homens foram denunciados pelas mortes.
Christopher Kennedy, de 23 anos, foi acusado de tráfico humano, e Eamon Harrison, também de 23 anos, foi preso em Dublin no início de novembro.
A polícia iniciou um processo de extradição de Harrison para que ele possa responder no Reino Unido às acusações de homicídio culposo, tráfico humano e crimes de imigração.
Outras três pessoas também foram presas em conexão com a investigação no Reino Unido: um homem de 38 anos, uma mulher de 38 anos e um homem de 46 anos. Todos foram libertados sob fiança, segundo a polícia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.