PUBLICIDADE
Topo

Trump chama premiê canadense de 'duas caras' após ser ironizado em vídeo

13.fev.2017 - O premiê canadense, Justin Trudeau, e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante encontro no Salão Oval da Casa Branca - Kevin Lamarque/Reuters
13.fev.2017 - O premiê canadense, Justin Trudeau, e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante encontro no Salão Oval da Casa Branca Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

04/12/2019 11h47Atualizada em 04/12/2019 12h15

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, de "duas caras" durante entrevista a jornalistas na manhã de hoje em Londres, onde participa da cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Ao ser questionado sobre uma conversa gravada na noite anterior na qual Trudeau ironiza o hábito de Trump de se alongar nas entrevistas coletivas, o presidente norte-americano foi direto: "ele é duas caras", afirmou.

Em seguida, Trump emendou: "Eu acho ele um cara legal, mas a verdade é que eu chamei a atenção para o fato de que ele não está pagando 2% e eu acredito que ele não está muito feliz com isso", declarou, referindo-se à meta de gastos com defesa.

Após as declarações, Trump decidiu cancelar sua participação em uma entrevista coletiva agendada para o final da cúpula. No Twitter, o republicano afirmou que voltará para os Estados Unidos logo que as reuniões terminarem.

"Quando as reuniões de hoje terminarem, eu retornarei para os EUA. Nós não participaremos da coletiva de imprensa ao final da cúpula porque nós já fizemos muito ao longo dos dois últimos dias", escreveu Trump.

Líderes ironizam Trump

Trump foi alvo de comentários irônicos em um conversa em que estavam Trudeau, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, na noite de ontem em jantar oferecido pela rainha Elizabeth, anfitriã da Cúpula da Otan.

Imagens publicadas no Twitter da emissora canadense "CBC" e editadas com legendas mostram que na conversa Macron pergunta, sem se referir a quem, por que essa pessoa chegou tão tarde ao evento.

Em seguida, Trudeau responde em tom sarcástico: "Ele estava atrasado porque deu uma entrevista de 40 minutos", referindo-se supostamente ao hábito de Trump de se alongar nas entrevistas coletivas, algo que aconteceu ontem.

*Com agências internacionais

Internacional