Topo

Esse conteúdo é antigo

Ram Dass, "guru de Harvard" pioneiro no estudo do LSD, morre aos 88

Jonathan Perugia/Gaia Visual
Imagem: Jonathan Perugia/Gaia Visual

Do UOL, em São Paulo

23/12/2019 15h02

Conhecido por ser um dos primeiros a defender o LSD e se tornar um ícone espiritual que inspirou George Harrison, Ram Dass morreu aos 88 anos.

De acordo com o New York Times, ele foi encontrado em sua casa no Havaí no domingo. A causa para a morte não foi confirmada.

Ram Dass era psicólogo e atuou como professor na renomada Universidade de Harvard nos anos 70. Foi na instituição que ele se conectou a Timothy Leary e mergulhou no estudo das drogas psicodélicas.

No final da década, ele se aventurou na Índia e estudou com o guru hindu Neem Karoli Baba, que daria a Alpert seu novo nome, Ram Dass, que significa "Servo de Deus".

Quando retornou aos Estados Unidos, Ram se tornou guru, dando palestras por todo o país e, principalmente, lançando um livro popular, Be Here Now, em 1971, que venderia mais de dois milhões de cópias.

A primeira parte do livro conta sobre a transformação em Ram Dass, que inspirou George Harrison na música intitulada "Be Here Now", em 1973, do álbum Living in the Material World.

Em 1997, Dass sofreu um derrame hemorrágico que o deixou parcialmente paralisado e incapaz de falar. Com o passar do tempo, ele recuperou a fala e voltou a dar aulas pela Internet.