Topo

Esse conteúdo é antigo

Após ataques a bases dos EUA, Donald Trump diz que está "tudo bem"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento sobre liberdade religiosa na ONU, em Nova York - Jonathan Ernst/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento sobre liberdade religiosa na ONU, em Nova York
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/01/2020 23h52

Após ataques com mísseis a duas bases dos EUA e das forças de coalização, instaladas no Iraque, o presidente americano Donald Trump ressaltou na noite de hoje o poderio militar do país e disse que "está tudo bem".

"Tudo está bem. Mísseis lançados do Irã em duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e danos ocorridos agora. Por enquanto, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo", escreveu ele, acrescentando que fará um pronunciamento amanhã pela manhã.

Duas bases aéreas que abrigam tropas dos Estados Unidos e da coalizão no Iraque foram atingidas por mísseis, no início da noite de hoje. Ainda não se sabe se houve vítimas. O Pentágono confirmou os ataques, e o Irã assumiu a autoria dos disparos contra ao menos uma das bases.

A Guarda Revolucionária Islâmica do país disse, em comunicado na TV estatal iraniana, que lançou "dezenas" de mísseis, como resposta à morte do general iraniano Qassim Soleimani, na última quinta-feira, após um ataque americano. O nome da operação de hoje, inclusive, foi "Mártir Soleimani", segundo a emissora. De acordo com os Estados Unidos, teriam sido 12 mísseis.

Uma das bases atingidas foi Ain al-Asad, em Anbar. Estima-se que ao menos dez mísseis tenham efetivamente tocado o solo da base. A outra se localiza em Erbil, na região semiautônoma do Curdistão, que teria sido acertada por dois mísseis. Outro artefato caiu próximo do aeroporto de Erbil, segundo a CNN, mas não explodiu nem causou vítimas.

O primeiro ataque ocorreu às 19h30, no horário de Brasília - 17h30 em Washington, 1h30 de quarta-feira em solo iraquiano.

Trump se reúne com secretários

O Secretário de Estado, Mike Pompeo, e o Secretário de Defesa, Mark Esper, foram à Casa Branca nesta noite para analisar a situação com Trump. Foi cogitada a possibilidade de o presidente fazer um pronunciamento ao povo americano ainda hoje, o que já foi descartado. Segundo a CNN, a segurança da Casa Branca foi reforçada após os ataques.

"Está claro que esses mísseis foram lançados do Irã e atingiram pelo menos duas bases militares iraquianas que hospedavam militares e coalizões dos EUA em Al-Assad e Irbil", afirmou Jonathan Hoffman, assistente do Secretário de Defesa para Assuntos Públicos, em comunicado. "Estamos trabalhando nas avaliações iniciais dos danos de batalha", completou.

Segundo o Pentágono, as duas bases americanas atingidas já estavam em alerta máximo "devido a indicações de que o regime iraniano planejava atacar nossas forças e interesses na região".

"Ao avaliarmos a situação e nossa resposta, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger e defender o pessoal, parceiros e aliados dos EUA na região", afirmou o Pentágono.

Em dezembro de 2018, Trump fez uma visita surpresa à base de Al-Asad, atingida hoje, para declarar que "os Estados Unidos não podem continuar a ser a polícia do mundo".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no sexto parágrafo, o primeiro ataque ocorreu às 17h30 (horário de Washington), e não às 14h30. A informação foi corrigida.