Topo

EUA farão primárias em fevereiro, mas decidem se reelegem Trump em novembro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante lançamento de sua campanha para reeleição em 2020 - Carlo Allegri/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante lançamento de sua campanha para reeleição em 2020 Imagem: Carlo Allegri/Reuters

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

15/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Partidos começam a realizar prévias em fevereiro
  • Candidatos serão definidos até agosto
  • Eleição será realizada em novembro

O resultado das eleições nos Estados Unidos ainda está longe de ser conhecido —os americanos irão às urnas para escolher um novo presidente apenas em novembro. Mas o processo eleitoral tem início no país já em fevereiro, na etapa das prévias, quando os partidos Democrata e Republicano passam a decidir quem serão os candidatos que chegarão à disputa final.

O presidente atual, Donald Trump, tentará a reeleição. E deve se confirmar como o nome de seu partido, o Republicano, nas urnas.

Veja as principais datas do calendário eleitoral americano.

3 de fevereiro: início das prévias

Nesta primeira etapa da corrida eleitoral, os partidos Democrata e Republicano começam a realizar suas prévias para decidir qual dos seus pré-candidatos será, de fato, o que vai disputar a Presidência, em novembro.

Mas a eleição não é direta. Os cidadãos americanos podem votar em delegados que, depois, irão indicar o candidato do partido.

Esse processo pode acontecer tanto no formato de primárias como no formato de convenções. A principal diferença é que, nas convenções, os eleitores podem se reunir para debater as razões para votar em um ou outro candidato (representado por um determinado delegado). Nas primárias, acontece apenas a voto.

3 de março: Super-Terça

É a data que concentra o maior número de primárias realizadas no país e também o dia em que é eleito o maior número de delegados. Neste ano, pelo menos 15 estados devem realizar suas prévias nesta data.

13 a 16 de julho: Convenção Nacional Democrata

O partido Democrata, de oposição ao presidente Donald Trump, anuncia seu candidato a partir dos votos dos delegados e superdelegados (membros do Comitê Nacional do partido e senadores, por exemplo).

24 a 27 de agosto: Convenção Nacional Republicana

O partido Republicano anuncia seu candidato, a partir dos votos de delegados e superdelegados.

Definidos os candidatos, passam a acontecer os debates e, depois, o dia da eleição.

  • 29 de setembro: Primeiro debate presidencial
  • 7 de outubro: Debate vice-presidencial
  • 15 de outubro: Segundo debate presidencial
  • 22 de outubro: Terceiro debate presidencial
  • 3 de novembro: Eleições