Topo

Esse conteúdo é antigo

Família diz que jovem brasileira está desaparecida na Espanha

Estela Cristina Romero Vieira, 21, que foi vista pela última vez em Madri - Arquivo pessoal
Estela Cristina Romero Vieira, 21, que foi vista pela última vez em Madri Imagem: Arquivo pessoal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

31/01/2020 20h13

A estudante brasileira Estela Cristina Romero Vieira, 21, está desaparecida desde terça-feira (28). A jovem foi vista pela última vez no aeroporto de Barajas, em Madri, onde desembarcou para fazer escala. Depois, ela seguiria até a província de Granada, onde mora com a mãe. Porém a garota não chegou a embarcar no segundo avião.

Segundo a família, Estela estava no Brasil desde dezembro passando férias na casa do pai. No dia 28, ela embarcou no aeroporto de Guarulhos para retornar para a casa onde vive com a mãe, há seis anos.

Segundo Cássia Vieira, mãe da jovem, câmeras do aeroporto de Barajas captaram a presença da estudante no local. Nas imagens, Estela aparece usando uma blusa com capuz, calça e tênis preto, mesma roupa que ela usava quando deixou o Brasil. A jovem estava apenas com uma bolsa onde estava sua carteira com documentos. A mala foi enviada diretamente para o destino final.

"Nós tivemos acesso às imagens junto com a polícia Nacional e dá pra ver que a Estela anda sozinha e vai em direção à estação do metrô. Agora estamos aguardando a liberação das imagens do metrô", diz a mãe.

O desaparecimento da brasileira foi registrado na polícia local e vem ganhando destaque na imprensa espanhola.

"Ela sempre foi uma garota tranquila, nunca saiu de casa ou se revoltou. Ela sempre foi muito estudiosa e era extremamente apegada à mãe. Não era uma garota de ter namoradinhos, sempre foi focada nos estudos", afirma a tia da jovem, Cátia Cilene.

No Brasil, familiares e amigos, estão mobilizados tentando ajudar a encontrar a garota. Diversas postagens foram feitas nas redes sociais, nos últimos dias.

Família acredita em aliciamento

A família da jovem acredita que ela tenha sido vítima de aliciamento. Em vídeo postado nas redes sociais, a tia fala do desaparecimento e da suspeita.

Segundo Cátia, a sobrinha era fã de K-Pop, estilo de música coreano, e fazia parte de diversos grupos em redes sociais que abordam o assunto.

"Algumas pessoas estavam aliciando ela, convidando ela para ser maquiadora. Minha irmã quando descobriu fez uma deníncia e tomou o celular dela", diz trecho do vídeo.

Esse suposto aliciamento teria começado há meses e a jovem chegou a comentar com a família sobre o convite de ir morar na Coreia do Sul.

"Depois do desaparecimento e de toda a repercussão, uma amiga da Estela disse que a minha filha comentou com ela que ia marcar de encontrar um coreano. A jovem ainda tentou convencer ela de não fazer isso, que era perigoso. Mas a Estela teria dito que estava sendo pressionada. Eu acredito que ela foi sequestrada", diz a mãe.

Itamaraty

Em nota, o Itamaraty disse que o Consulado do Brasil em Madri está tentando averiguar o ocorrido. Em atendimento ao direito à privacidade dos envolvidos, o Itamaraty disse não poder fornecer informações adicionais sobre o assunto.