Topo

Esse conteúdo é antigo

Premiê nega falta de abastecimento no Reino Unido com surto de coronavírus

O primeiro-ministro Boris Johnson - Divulgação/Downing Street/AFP
O primeiro-ministro Boris Johnson Imagem: Divulgação/Downing Street/AFP

Do UOL

05/03/2020 14h23

Resumo da notícia

  • País tem 116 casos confirmados de coronavírus
  • Britânicos estão esvaziando prateleiras de supermercados e estocando produtos de higiene, água e alimentos enlatados
  • O primeiro-ministro Boris Johnson tranquilizou a população, pediu vida normal e disse que idosos podem sair de casa em segurança

O primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson foi ao programa matinal This Morning tranquilizar os britânicos a respeito do surto de coronavírus — até a manhã de hoje, o país tinha 116 casos confirmados.

Desde o aumento dos casos, pessoas estão fazendo "compras do pânico" e esvaziando prateleiras de supermercados de produtos de higiene, além de água engarrafada e alimentos enlatados.

O primeiro-ministro insistiu que o Reino Unido não vai ficar sem comida e que o governo é capaz de continuar alimentando a população.

Johnson garantiu, ainda, que idosos — grupo de risco para a covid-19 — podem sair de casa em segurança, pediu que os britânicos "avaliem os riscos", mas que "sigam a vida como de costume".

"Medidas como fechar escolas ou cancelas grandes eventos não são tão efetivos como as pessoas pensam", afirmou o primeiro-ministro.

Segundo o The Daily Mail, fabricantes aumentaram a produção e estão trabalhando com "capacidade total" para abastecer o comércio, enquanto varejistas consideram racionar itens essenciais para a casa.