Topo

Esse conteúdo é antigo

Senadora Elizabeth Warren desiste de eleições primárias nos EUA, diz jornal

A presidenciável americana Elizabeth Warren  - Mike Blake/Reuters
A presidenciável americana Elizabeth Warren Imagem: Mike Blake/Reuters

Do UOL, com informações da AFP

05/03/2020 13h02

A senadora de Massachusetts Elizabeth Warren desistiu hoje de disputar as eleições primárias do Partido Democrata, segundo o The New York Times.

Ela concorria com o senador Bernie Sanders e o ex-vice-presidente Joe Biden pela indicação do partido às eleições presidenciais que acontecem em novembro, mas ficou para trás depois das eleições primárias da última terça-feira (3), conhecida como Super Terça, em que 14 estados foram às urnas escolher o candidato dos Democratas.

Warren não conquistou o primeiro lugar em nenhum estado e perdeu inclusive em Massachusetts, onde foi eleita senadora.

O jornal norte-americano credita a informação a uma pessoa próxima à senadora e diz que Warren deve conversar ainda hoje com sua equipe de campanha para decidir se apoiará Biden ou Sanders.

Bernie Sanders disse ontem à imprensa que teria conversado com Elizabeth Warren e que ela teria dito que estava "avaliando" o rumo de sua campanha depois da derrota.

"Falamos por telefone há algumas horas e o que a senadora Warren me disse é que está avaliando sua campanha", declarou. "Ela não tomou nenhuma decisão ainda e acho que é importante para todos nós respeitar o tempo e o espaço que precisa".

Segundo a AFP, o gerente de campanha de Warren disse em nota que sua equipe estava "obviamente decepcionada" pelos resultados da Super Terça e que Warren iria refletir sobre seu futuro.

A progressista de 70 anos já apareceu entre os favoritos nas pesquisas eleitorais, mas acabou ficando à sombra do crescimento de Sanders, que também é progressista e se define como "socialista democrático". Em discursos,

O bilionário e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg também desistiu de concorrer nas primárias após a derrota da Super Terça; ele anunciou apoio a Joe Biden.

O candidato escolhido pelos delegados em eleições do Partido Democrata em julho será o oponente de Donald Trump nas eleições presidenciais deste ano.