Topo

Esse conteúdo é antigo

Jornal: campanha de Biden editou fala de Trump sobre coronavírus em vídeo

Pré-candidato presidencial democrata Joe Biden na Filadélfia - BRENDAN MCDERMID
Pré-candidato presidencial democrata Joe Biden na Filadélfia Imagem: BRENDAN MCDERMID

Do UOL, em São Paulo

13/03/2020 11h11

O jornal Washington Post apontou que a campanha do pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, editou as falas do atual presidente Donald Trump em um vídeo divulgado nas redes sociais.

No dia 3 de março, Biden postou em seu perfil no Twitter um vídeo com falas polêmicas de Trump sobre o coronavírus e o "sonho americano". Em uma comparação feita pelo jornal com os trechos originais, é possível ver que as falas foram editadas.

Entre as frases polêmicas do republicano estão a de que o "coronavírus é o novo boato" e que "o sonho americano está morto".

Ao falar do coronavírus, Trum crítica os democratas por tentarem fazer uso político da pandemia, associando-a à sua administração. Ao final das críticas, Trump diz que essa fala "é o novo boato".

No tuíte com o vídeo, Biden escreveu: "Não podemos ficar sentados e perder esse país para Donald Trump. Hoje, nós o pegaremos de volta - juntos".

Nas últimas semanas, o presidente americano havia sugerido várias vezes que a preocupação com o coronavírus era exagerada e que o número de casos no país iria diminuir. Ele chegou a comparar o vírus a uma gripe comum, mesmo à medida que autoridades de saúde de seu próprio governo alertavam sobre a gravidade da epidemia que matou mais de 5.000 pessoas no mundo, a maioria na China.

Abaixo, veja a comparação dos trechos feita pela equipe de checagem do jornal Washington Post: