Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeiro-ministro Irlandês trabalhará como médico no combate ao coronavírus

Primeiro Ministro da Irlanda, Leo Varadkar - Getty Images
Primeiro Ministro da Irlanda, Leo Varadkar Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 08h57

Primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, renovou seu registro de medicina para poder trabalhar um dia por semana para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus. A informação foi confirmada por um porta-voz de seu escritório.

Filho de um médico e uma enfermeira, Varadkar trabalhou como médico por sete anos antes de deixar a profissão para seguir a carreira política. Seu registro venceu em 2013.

Líder do partido centrista do país, o Fine Gael, ofereceu seus serviços ao Health Service Executive (HSE), programa responsável pela provisão de serviços sociais e de saúde para todos que moram na Irlanda, "em áreas que estão dentro do seu escopo de prática", disse o porta-voz ao The Guardian.

"Muitos de seus familiares e amigos estão trabalhando no serviço de saúde. Ele queria ajudar, mesmo que em pequena escala", completou.

No último mês, o HSE fez um apelo a todos os profissionais de saúde do país que ainda não estavam trabalhando no serviço público para que se registrassem para estar "de plantão para a Irlanda".

No último dia 27, a Irlanda anunciou o confinamento de sua população para combater a propagação do novo coronavírus. Inicialmente, a medida está prevista até o dia 12 de abril.