Topo

Esse conteúdo é antigo

Sanders oficializa apoio a Joe Biden: "Precisamos de você na Casa Branca"

Pré-candidatos democratas Joe Biden e Bernie Sanders - Jonathan Ernst
Pré-candidatos democratas Joe Biden e Bernie Sanders Imagem: Jonathan Ernst

Do UOL, em São Paulo

13/04/2020 15h46

Menos de uma semana depois de desistir de brigar pela candidatura à presidência dos Estados Unidos, na disputa dentro do partido Democrata, Bernie Sanders anunciou hoje, oficialmente, seu apoio a Joe Biden. Biden agora está sozinho dentro do partido e só aguarda a oficialização de sua vaga como nome que enfrentará o republicano Donald Trump, que buscará a reeleição.

Sanders indicou o apoio no Twitter e depois participou de uma live da campanha de Biden. "Precisamos nos unir para derrotar o presidente mais perigoso da história moderna", disse o político de esquerda, em tuíte.

"Nós precisamos de você na Casa Branca", disse Sanders, a Biden, segundo a CNN, depois de já ter sugerido que daria esse apoio no discurso em que anunciou a desistência da corrida ao pleito.

"Eu vou fazer o que puder para ver isso acontecer, Joe", prometeu Sanders, em uma live da campanha de Biden. "Hoje, eu peço a todos os americanos, peço a todos os democratas, eu peço a todos os independentes, eu peço a todos os republicanos, que entrem conosco na campanha por sua candidatura, que eu apoio".

Sanders afirmou que os dois concordaram em realizar forças-tarefa para unirem suas ideias políticas. "Eu estou animado em trabalhar com você e trazer pessoas ótimas para essas forças-tarefa. Acho que este apoio é um ótimo acordo. As pessoas vão se surpreender que discordamos em muitos assuntos, mas que somos muito próximos. Vou precisar de você - não só para ganhar a campanha, mas para governar", acrescentou o senador.

A desistência

O senador independente Bernie Sanders retirou na última quarta-feira (8) sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos. Com a desistência, ele deixou o caminho livre para o seu adversário no partido, Joe Biden, ser o escolhido para enfrentar Donald Trump, candidato à reeleição pelo partido Republicano.

"Eu gostaria de dar melhores notícias. A campanha acaba, mas a luta por justiça continua. Eu entendi que a vitória no partido não vai acontecer", disse Sanders em um discurso transmitido em suas redes sociais.

A decisão de Sanders de suspender a campanha ocorre em meio ao surto de coronavírus que alterou o cronograma de votações prévias nos estados, com algumas primárias adiadas e outras sem previsão. Ele era o principal candidato do partido apenas um mês atrás

Segundo o senador, sua campanha levantou números que mostram que ele não conseguiria "reunir os esforços necessários" para vencer a indicação democrata, o que o fez desistir. "Foi uma decisão difícil e dolorida. Se eu tivesse condições de vencer eu continuaria. Mas não vai acontecer".

"O futuro do nosso país está nas nossas ideias", disse Sanders, que iniciou o discurso agradecendo aos seus apoiadores, entre voluntários de campanha, doadores e eleitores.

Today I am suspending my campaign. But while the campaign ends, the struggle for justice continues on. https://t.co/MYc7kt2b16

-- Bernie Sanders (@BernieSanders) April 8, 2020

"Vendo um presidente incapaz de oferecer liderança que precisamos, eu não poderia continuar uma campanha que não vai vencer e poderia atrapalhar o trabalho que todos precisamos fazer. Nós não somos uma campanha, somos um movimento diverso que acredita que a mudança vem de todos. Essa luta continua. A campanha termina, mas este movimento não", completou.

Um "socialista democrático"

Sanders, um senador de Vermont, de 78 anos, é um socialista cuja agenda progressista levou o Partido Democrata mais para a esquerda.

O senador, que também representou um desafio inesperadamente forte em 2016 para Hillary Clinton, que acabou sendo escolhida como candidata democrata, estava sob pressão para interromper sua campanha depois que Biden conquistou vitórias retumbantes nas disputas primárias em 17 de março na Flórida, Arizona e Illinois.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado no texto, Bernie Sanders é independente, e não democrata. A informação foi corrigida.