Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador de NY muda discurso e se alinha a Trump: "Deveríamos reabrir"

O governador de NY, Andrew Cuomo - MIKE SEGAR
O governador de NY, Andrew Cuomo Imagem: MIKE SEGAR

Do UOL, em São Paulo

13/04/2020 16h01

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse hoje que o estado deve "começar a reabrir" após semanas de quarentena por conta da pandemia de coronavírus.

"Deveríamos estar ansiosos para reabrir, mas reabrir com um plano e um plano inteligente", disse, em coletiva de imprensa. Ele acrescentou: "Se você fizer [a reabertura] errado, pode sair pela culatra".

Cuomo disse que os estados de Nova York, Nova Jersey, Connecticut, Pensilvânia, Delaware e Rhode Island elegerão um profissional de saúde pública e um consultor econômico — juntos, eles formarão um grupo de trabalho que elaborará o plano de reabertura.

O anúncio representa uma mudança no discurso de Cuomo, que na semana passada, por exemplo, lançou uma campanha virtual pedindo que nova-iorquinos ficassem em casa, com a hashtag #IStayHomeFor ("eu fico em casa por", em português).

Na publicação, ele aparece em fotos ao lado da mãe, Matilda, e disse que cumpre a quarentena porque quer protegê-la.

"A melhor maneira de impedir a propagação de covid-19 é ficando em casa. Isso salvará vidas. Eu quero proteger minha mãe, Matilda", escreveu Cuomo.

Desde o início da pandemia, o presidente Donald Trump afirmou, mais de uma vez, que os Estados Unidos deveriam afrouxar o isolamento e que norte-americanos poderiam voltar ao trabalho.

Andrew Cuomo afirmou hoje que o número de óbitos por coronavírus no estado de Nova York ultrapassou 10 mil, com 10.056 pacientes mortos em decorrência da covid-19. O número oficial aumentou após 671 pessoas morrerem ontem.

Apesar do aumento, Cuomo disse que a curva de contaminação no estado "continua achatada".

Em pronunciamento hoje, mais cedo, ele afirmou que a pandemia não é como ligar e desligar um interruptor e que adoraria que isso acontecesse, mas não vai.

"É como assistir a um incêndio atravessando a grama seca com um vento forte", disse.

O governador considera que o pior já passou, mas que os nova-iorquinos precisam se manter fortes e inteligentes no combate à pandemia para que a curva não volta a subir: "Se você tomar as precauções, sua família não será infectada. Nós podemos controlar a propagação. Sinta-se bem com isso".