Topo

Esse conteúdo é antigo

Jornalista é perseguido após divulgar estado grave do rei da Suazilândia

Segundo fontes da família real, estado de saúde de Mswati III é crítico - Ludovic Marin/AFP
Segundo fontes da família real, estado de saúde de Mswati III é crítico Imagem: Ludovic Marin/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 13h15

O jornalista Zweli Martin Dlamini, do Swaziland News, foi perseguido pela polícia do país após ele informar que o monarca Mswati 3º - no poder desde 1986 -, está internado em estado crítico e "lutando para respirar" por conta do coronavírus.

Zweli apurou a informação com fontes da família real da Suazilândia, que disseram que Mswati 3º, 51 anos, estava internado no Hospital Real Manzana.

Segundo o perfil oficial do jornal no Twitter, policiais da força de segurança real do país foram até a casa do editor na sexta-feira (10), assediando a esposa e os dois filhos, de quatro e sete anos, para dizerem onde se encontrava Zweli.

O jornal The South African News diz que a esposa do jornalista chegou a ser levada para uma delegacia em Mbabane, capital da Suazilândia, onde foi torturada e humilhada. O nome de Zweli Martin foi colocado na lista de procurados da polícia.

O monarca Mswati 3º está isolado desde que participou de um encontro militar com representantes de Tawan. No domingo (12), uma coletiva de imprensa foi marcada para informar sobre o estado de saúde do rei, sendo amenizado pelo porta-voz Lusendvo Fakudze. Foi na mesma coletiva que o jornalista apurou as informações sobre o estado real do mandatário do país.

A Suazilândia, com suas leis que proíbem partidos políticos de oposição e críticas ao governo monarquista, tem, até o momento, 12 casos oficiais da covid-19, segundo a ministra da Saúde, Lizzie Nkosi. Ano passado, o rei alterou o nome do país para "eSwatini", em comemoração aos 50 anos de independência da colonização britânica