Anistia Internacional: Congresso deve agir contra cortes de Trump na OMS
A Anistia Internacional pediu que o Congresso dos Estados Unidos aja para interromper o plano do presidente Donald Trump de cortar o financiamento à Organização Mundial da Saúde em meio à pandemia de coronavírus.
"O governo dos EUA deve reconsiderar imediatamente sua suspensão de financiamento. O Congresso também deve tomar medidas imediatas para interromper quaisquer medidas que revertam o compromisso de longa data dos EUA com a proteção da saúde pública internacional. A história julgará severamente aqueles que brincam com a vida das pessoas em benefício próprio", disse Erika Guevara-Rosas, diretora das Américas da Anistia Internacional, em comunicado divulgado hoje.
Ontem, Trump anunciou que suspenderia temporariamente o envio de dinheiro para a organização, acusando-a de administrar mal a pandemia e "encobrir a disseminação do novo coronavírus" pelo mundo.
Guevara-Rosas criticou a atitude do presidente norte-americano e disse que ele está "minando os esforços globais para proteger as pessoas de uma das piores crises de saúde".
"Enquanto outros líderes mundiais estão prometendo mais apoio à OMS, a proposta do presidente Trump de reduzir seus recursos neste momento de crise minará os esforços para salvar vidas e impedir a propagação do vírus. A OMS não pode fazer seu trabalho se for refém dos caprichos dos estados poderosos, e outros países devem fazer todo o possível para garantir que essa decisão imprudente não atrapalhe a luta contra o covid-19. "
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.