Trump acusa OMS de encobrir a disseminação do coronavírus no mundo
O presidente norte-americano Donald Trump acusou a Organização Mundial da Saúde (OMS) de administrar mal a pandemia e "encobrir a disseminação do novo coronavírus" pelo mundo, segundo o jornal The Washington Post.
A declaração veio logo após o governo Trump cortar o apoio financeiro destinado à organização. Trump já havia acusado a agência de ter subestimado a gravidade do vírus que já tirou mais de 25 mil vidas nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos são os maiores doadores para a OMS, sediada em Genebra, na Suíça, contribuindo com mais de US$ 400 milhões em 2019, cerca de 15% do orçamento da entidade.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que "este não é o momento de reduzir os recursos na luta contra o vírus". No mundo todo, o número de infectados se aproxima de dois milhões.
O bilionário Bill Gates criticou a decisão de Trump de interromper o financiamento. "O trabalho deles está diminuindo a propagação da covid-19 e, se esse trabalho for interrompido, nenhuma outra organização poderá substituí-los", disse em sua conta no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.