Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump acusa OMS de encobrir a disseminação do coronavírus no mundo

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em reunião sobre força-tarefa contra o coronavírus - Win McNamee/Getty Images
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em reunião sobre força-tarefa contra o coronavírus Imagem: Win McNamee/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 09h10Atualizada em 15/04/2020 10h22

O presidente norte-americano Donald Trump acusou a Organização Mundial da Saúde (OMS) de administrar mal a pandemia e "encobrir a disseminação do novo coronavírus" pelo mundo, segundo o jornal The Washington Post.

A declaração veio logo após o governo Trump cortar o apoio financeiro destinado à organização. Trump já havia acusado a agência de ter subestimado a gravidade do vírus que já tirou mais de 25 mil vidas nos Estados Unidos.

Os Estados Unidos são os maiores doadores para a OMS, sediada em Genebra, na Suíça, contribuindo com mais de US$ 400 milhões em 2019, cerca de 15% do orçamento da entidade.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que "este não é o momento de reduzir os recursos na luta contra o vírus". No mundo todo, o número de infectados se aproxima de dois milhões.

O bilionário Bill Gates criticou a decisão de Trump de interromper o financiamento. "O trabalho deles está diminuindo a propagação da covid-19 e, se esse trabalho for interrompido, nenhuma outra organização poderá substituí-los", disse em sua conta no Twitter.