Topo

Esse conteúdo é antigo

Médicos refugiados se oferecem para combater o coronavírus na Inglaterra

Enfermeiras do serviço nacional de saúde esperam o próximo paciente em um estacionamento em Wolverhampton, na Inglaterra - Christopher Furlong/Getty Images
Enfermeiras do serviço nacional de saúde esperam o próximo paciente em um estacionamento em Wolverhampton, na Inglaterra Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 10h00Atualizada em 17/04/2020 10h32

Centenas de médicos estrangeiros e refugiados se inscreveram para ajudar no combate ao novo coronavírus na Inglaterra. O sistema de saúde do país vai aplicar um teste de inglês para a seleção.

Filippo Grandi, alto-comissário da agência da ONU para refugiados (Acnur), elogiou a "determinação altruísta" de médicos que já responderam ao chamado.

"Os refugiados com competências profissionais comprovadas estão prontos para intervir e contribuir, se permitido, sob a supervisão de profissionais de saúde certificados. Dessa forma, eles podem mostrar solidariedade e retribuir às comunidades que os abrigam", afirmou Grandi.

Um porta-voz do sistema de saúde inglês disse ao jornal The Guardian que ficou grato com as centenas de manifestações de interesse nas funções de suporte médico.

Os casos confirmados de covid-19 no Reino Unido passam de 104 mil e as mortes pela doença se aproximam de 14 mil. No mundo todo, há mais de 2,1 milhões de casos confirmados e 146.291 mortes.