Topo

Esse conteúdo é antigo

Atirador mata ao menos 13 pessoas no Canadá, em pior ataque desde 1989

Homem foi morto horas após os assassinatos - Getty Images/iStockphoto
Homem foi morto horas após os assassinatos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL*, em São Paulo

19/04/2020 18h42

A polícia no Canadá informou hoje que um homem de 51 anos de idade matou pelo menos 13 pessoas nesta madrugada na região de Nova Escócia. O atirador, identificado como Gabriel Wortman, morreu em confronto com policiais.

De acordo com as informações das autoridades, a série de assassinatos começou no final da noite de sábado na pequena comunidade de Portapique. O homem foi perseguido pela polícia por uma das estradas mais movimentadas da província na manhã de hoje. A perseguição terminou perto de um posto de gasolina, em Enfield, por volta das 11h40, horário local.

"Posso relatar que até agora são 13 vítimas, além do suspeito, que morreram", disse à emissora canadense CBC a comissária da Polícia Montada Real do Canadá, Brenda Lucki. O boletim anterior indicava 10 mortos.

A polícia também confirmou que o atirador matou um policial e deixou outro ferido antes de ser morto.

"Nossos pensamentos estão com todos que sofreram grandes perdas hoje, de forma trágica e desnecessária. Não há palavras", disse o presidente da Federação Nacional de Polícia (NPF), Brian Sauvé.

Em uma coletiva de imprensa concedida hoje, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau também agradeceu à polícia pelo trabalho."Meu coração está com todos os afetados em uma situação terrível", disse o premiê.

O número de atentados a tiros no Canadá é muito menor do que no vizinho Estados Unidos, e o porte de armas é mais controlado.

O ataque é o pior no país desde 1989, quando um homem armado matou 14 estudantes da Ecole Polytechnique de Montreal.

*Com informações da AFP