Topo

Esse conteúdo é antigo

Não beba ou injete desinfetante para se curar do coronavírus, alerta médico

Um homem é testado para a doença de coronavírus (COVID-19) em um posto de bombeiros de Los Angeles para os sem-teto em Skid Row, em Los Angeles, Califórnia - LUCY NICHOLSON/REUTERS
Um homem é testado para a doença de coronavírus (COVID-19) em um posto de bombeiros de Los Angeles para os sem-teto em Skid Row, em Los Angeles, Califórnia Imagem: LUCY NICHOLSON/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 22h30

O médico Stephen Hahn, comissário da Food and Drug Administration' (FDA), agência que regulamenta os medicamentos nos Estados Unidos, alertou hoje em entrevista para a CNN para as pessoas não beberem ou injetarem desinfetante como medida contra o coronavírus.

Hoje mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que os cientistas queiram explorar a possibilidade de usar radiação ultravioleta (UV) para dentro do corpo para matar a infeção por covid-19.

Segundo Trump, os especialistas também devem considerar o uso de desinfetante que acaba com a doença em um minuto por injeção interna que funcionaria como uma limpeza.

"A gente não quer que as pessoas tentam resolver sozinha qualquer problema. E não, eu certamente não recomendaria a ingestão interna de desinfetante", alertou Hahn, que também é integrante da força-tarefa do governo norte-americano para o combate à pandemia, acrescentando que novos testes seguem sendo feitos sobre novas tentativas de cura.

A médica Leana Wen, que trabalhou no setor de saúde do estado de Baltimore, também disse para a CNN que ingerir qualquer substância é um risco para a saúde.

"Acho que não há necessidade de se proteger com isso", disse ela. "Não tente fazer essas coisas em casa, siga as orientações do seu médico e siga as boas orientações de saúde pública", disse.