Topo

Esse conteúdo é antigo

Austrália volta a fechar praias por coronavírus após desrespeito do público

Aviso na praia de Coogee pede que pessoas apenas pratiquem exercícios no local - Saeed Khan/AFP
Aviso na praia de Coogee pede que pessoas apenas pratiquem exercícios no local Imagem: Saeed Khan/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 10h04

As autoridades australianas têm encontrado dificuldade para convencer a população a continuar cumprindo algumas medidas de distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus, principalmente em praias badaladas da região metropolitana de Sydney. Após apenas cinco dias de terem sido reabertas, três localidades voltaram a ser fechadas por desrespeito dos frequentadores.

Na cidade de Randwick, o governo local teve que restringir novamente o acesso às praias de Clovelly, Coogee e Maroubra. Elas estavam abertas apenas para a prática de exercícios na água. No entanto, dezenas de pessoas se acumularam na faixa de areia, onde a permanência segue proibida.

As praias foram totalmente fechadas hoje às 13h no horário local. A administração de Randwick voltará a abrir as praias amanhã e domingo, mas agora somente entre as 6h e 9h da manhã. Caso as determinações de distanciamento social sejam cumpridas, a prefeitura promete reavaliar o horário de abertura parcial na segunda-feira.

Nos últimos dias, já havia sido anunciado que as famosas praias de Bondi e Bronte seriam reabertas na próxima terça-feira para exercícios na água.

A praia de Bondi ficou conhecida durante o período da pandemia por ter chegado a acumular centenas de pessoas ignorando as medidas da quarentena pela covid-19. O ministro da Saúde australiano, Greg Hunt, disse que as cenas eram 'inaceitáveis".

Algumas das principais praias na região metropolitana de Sydney foram fechadas ao público há cerca de um mês. A decisão veio após serem constatados mais de 180 casos da covid-19 entre mochileiros e moradores locais.

A Austrália segue na expectativa de flexibilizar em breve as determinações da quarentena. O país da Oceania registrou até agora mais de 6.600 casos confirmados do coronavírus e 78 vítimas fatais.