Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha observa crescimento na taxa de reprodução do coronavírus

Enfermeira manuseia kit para testar o novo coronavírus em pacientes do hospital universitário Uniklinikum Essen na Alemanha - INA FASSBENDER/AFP
Enfermeira manuseia kit para testar o novo coronavírus em pacientes do hospital universitário Uniklinikum Essen na Alemanha Imagem: INA FASSBENDER/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 08h02

A taxa de reprodução do novo coronavírus aumentou na Alemanha. Dados do instituto de saúde pública alemão Robert Koch indicam que dez pessoas contaminadas pelo novo coronavírus são capazes de infectar uma média de outras nove.

Há algumas semanas, a taxa de reprodução era de 0,7. Agora, chegou a 0,9, de acordo com informações da CNN norte-americana.

A primeira-ministra Angela Merkel já havia sinalizado que se esse índice ficar acima de 1 o sistema de saúde no país ficará sobrecarregado. Por isso, o resultado soa como um alerta.

A Alemanha é o 5º país com o maior número de casos de covid-19, atrás dos Estados Unidos, Espanha, Itália e França. Mas, ao contrário deles, tem conseguido menores taxas de mortalidade.

Até o momento, são 150.383 casos confirmados da covid-19 e 5.321 mortes em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, o país registrou 2.337 novos casos, um volume ligeiramente menor após três dias de crescimento no número de contaminações.

Nesta quinta-feira, Merkel afirmou que a pandemia do novo coronavírus "ainda está no começo" e pediu aos cidadãos que mostrem resistência e disciplina para superar o momento.

"Ainda estamos longe de estar fora de perigo. Não estamos vivendo a fase final da pandemia, mas ainda o início", disse a chanceler ao Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão.