Topo

Esse conteúdo é antigo

Por coronavírus, chefes da máfia italiana vão cumprir prisão domiciliar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/04/2020 13h06

A pandemia do coronavírus afeta também o sistema prisional do mundo todo. Na Itália, um dos países mais atingidos por covid-19, "vários" chefes da máfia italiana, segundo a CNN, foram libertados da prisão.

Nomes como o de Francesco Bonura, influente chefe da Cosa Nostra da Sicília, Vincenzo Iannazzo, membro da Ndrangheta, e Pasquale Zagaria, membro da Casalesi, saíram da cadeia e vão cumprir prisão domiciliar.

Segundo a CNN, o promotor anti-máfia da Itália, Cafiero De Raho, afirmou que, desde o início da pandemia, os três citados eram mantidos sob "medidas extras de isolamento" na prisão.

O objetivo era evitar o contato dos líderes com os demais presos, já que eles desempenhavam papéis-chave na organização da máfia.

"Depois que eles são enviados de volta para casa, essas medidas obviamente não são mais aplicadas", lamentou o promotor à CNN.

O ministro da Justiça italiana, Alfonso Bonafede, informou ao veículo que a decisão de libertar os presos é tomada pelos magistrados de "maneira autônoma e independente". Ele disse ainda que as autoridades, no entanto, estão considerando uma proposta de envolver o departamento anti-máfia do país em atos do tipo.

Bonura foi condenado a 23 anos de prisão e estava na cadeia há nove meses; Iannazzo tomou pena de 14 anos de reclusão por ser cúmplice de um sindicato da máfia, e Zagaria estava detido desde 2007 e tinha mais sete anos de pena para cumprir.