Topo

Esse conteúdo é antigo

Ela foi acusada de iniciar pandemia do coronavírus nos EUA; agora, quer paz

Maatje Benassi se tornou alvo de teorias da conspiração após participar de competição na China em outubro - CNN/Reprodução
Maatje Benassi se tornou alvo de teorias da conspiração após participar de competição na China em outubro Imagem: CNN/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 19h10

A vida de Maatje Benassi virou de cabeça para baixo desde o início da pandemia do novo coronavírus, embora ela jamais tenha passado por exames para diagnosticar a covid-19 ou mesmo apresentado sintomas da doença.

Militar da reserva dos Estados Unidos, casada, mãe de duas crianças, ela se tornou alvo de conspiracionistas, que alegavam nas redes sociais ter sido ela a responsável pelos primeiros contágios no país.

As acusações se espalharam por sites como o YouTube e ganharam alcance internacional. Segundo o site da CNN, sua suposta responsabilidade passou a ser discutida na China, inclusive entre influenciadores locais.

A família acabou apagando contas nas redes sociais, mas não conseguiu se proteger da fúria de teóricos de conspirações — o endereço do casal chegou a ser divulgado em sites.

"É como acordar de um sonho ruim e entrar em um pesadelo dia após dia", disse Maatje à CNN, em sua primeira entrevista desde o início do caso.

O rumor começou a partir da participação de Mattje Benassi nos Jogos Mundiais Militares de 2019, que foram disputados no mês de outubro em Wuhan - a cidade chinesa é considerada o primeiro foco da covid-19. Na última volta de uma competição de ciclismo, a norte-americana sofreu um acidente, fraturou uma costela e sofreu uma concussão. Benassi completou a prova, mas os boatos envolvendo seu nome começariam pouco tempo depois.

Embora ela e o marido Matt trabalhem hoje para o governo dos Estados Unidos, atuando em funções civis de setor militar, o casal afirma se sentir desprotegido. "Quero que todos parem de me ameaçar. Isso é cyberbullying e está fora do controle", disse Maatje, às lágrimas.

Possível origem do rumor

Segundo a CNN, um dos possíveis responsáveis pela disseminação do rumor é George Webb, de 59 anos. O site diz que, ao longo de anos, ele "tem transmitido com regularidade horas de suas diatribes no YouTube, onde conseguiu mais de 27 milhões de visualizações e quase 100 mil seguidores".

"Webb chegou a afirmar que o DJ italiano Benny Benassi — cuja música 'Satisfaction', de 2002, se tornou uma sensação mundial — tinha o coronavírus, e que ele, junto com Maatje e Matt Benassi, faziam parte de uma trama ligada ao vírus", relatou a CNN. Procurado pelo canal, o DJ negou ter o vírus, disse que jamais conheceu Maatje e Matt e alegou que o sobrenome é muito comum na Itália.

George Webb foi procurando pela CNN por telefone, e aceitou dar uma entrevista - que ele também transmitiu ao vivo no YouTube. Ele se apresentou como um "repórter investigativo", negando ser um conspiracionista, mas não apresentou evidências a respeito das acusações envolvendo a família Benassi que faz em seus vídeos.

A família já procurou o YouTube para tentar remover o conteúdo, mas sabe que as imagens logo poderiam ser postadas novamente na plataforma. Hoje, estão disponíveis com tradução em sites e aplicativos populares na China, como WeChat, Weibo e Xigua Video.

"O estrago está feito", lamenta Maatje Benassi. "Sei que as coisas nunca mais serão como antes. Toda vez que eu procurar meu nome no Google, vou aparecer como a paciente zero."