Nova Zelândia diz que eliminou contágio local e reduz casos de coronavírus
O governo da Nova Zelândia informou hoje que conseguiu zerar as transmissões comunitárias do coronavírus e anunciou o relaxamento das regras de distanciamento social do nivel quatro para o nível três.
Ashley Bloomfield, diretor geral de saúde da Nova Zelândia, disse em entrevista coletiva que o país registrou um novo caso, quatro suspeitos e uma nova morte, reduzindo as notificações para um dígito. Além disso, ele afirmou que todos os casos positivos tiveram sua origem de transmissão identificada e foram zerados.
"Nosso objetivo é a eliminação. E, novamente, isso não significa erradicação, mas significa que reduzimos a um pequeno número de casos, para que possamos eliminar todos os casos e surtos que possam surgir", completou Bloomfield.
A primeira-ministra Jacinda Ardern disse que o coronavírus foi "atualmente" eliminado, mas que o país precisa permanecer alerta e ainda pode registrar novos casos.
"Já faz quase cinco semanas que estamos vivendo e trabalhando de maneiras que há dois meses seriam impossíveis. Mas nós fizemos. E fizemos isso juntos", disse Adern ao elogiar a população pela colaboração.
Amanhã, entra em vigor no país o nível três do plano de distanciamento social. Empresas poderão reabrir parcialmente respeitando as regras de segurança. As escolas reabrirão com capacidade limitada. O home office continua sendo a recomendação do governo, a menos que não seja possível.
Locais públicos como bibliotecas, museus e academias de ginástica ainda permanecerão fechados. No dia 11 de maio o país vai reavaliar as medidas.
De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a Nova Zelândia confirmou 1.469 casos do novo coronavírus e 19 mortes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.