Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump sugere que vacina pode não ser necessária porque 'vírus vai embora'

Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 20h16Atualizada em 29/04/2020 20h19

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu hoje que uma vacina contra o novo coronavírus talvez não seja necessária porque o vírus pode "ir embora". A declaração foi feita durante entrevista coletiva e publicada pelo jornal britânico The Guardian.

"Se você não tem uma vacina, se o vírus for embora... Você estará como estivemos antes [do início da pandemia]. Ele vai embora, ele vai embora", disse o republicano, mas sem explicar seu raciocínio. "O coronavírus será erradicado".

Ao menos 89 vacinas contra a covid-19 estão sendo desenvolvidas no mundo, segundo estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde). Mesmo as mais promissoras, porém, ainda precisam passar por um rigoroso teste de segurança, o que pode levar entre um ano e um ano e meio.

Os EUA são o país com maior número de casos confirmados de coronavírus, de acordo com a Universidade Johns Hopkins: mais de 1 milhão. O número de mortes passa de 60 mil.

Trump minimiza necessidade de testes

O presidente norte-americano ainda disse não saber por que é preciso fazer tantos testes de covid-19. Ele anunciou que o país "verá um crescimento impressionante" no número de exames feitos nas próximas semanas, mas acrescentou que não entende "por que isso é necessário".

Sem citar nomes, Trump também insinuou que sua visão pode ser compartilhada por alguns governadores. "Você tem alguns governadores que amam os testes, outros que gostam de fazer isso de um jeito diferente, antiquado. Mas vamos testar [a população] ao máximo", afirmou.

O país não é um dos que mais fazem exames para covid-19. Segundo levantamento do Worldometers, os EUA fazem 18.452 testes por milhão de habitante, estando bem atrás de países como Itália (31.603/milhão), Espanha (30.253/milhão) e até Nova Zelândia (26.690/milhão).