Topo

Esse conteúdo é antigo

Bush pede fim da partidarização da pandemia do novo coronavírus

REUTERS/Jim Young
Imagem: REUTERS/Jim Young

Do UOL, em São Paulo

03/05/2020 09h20

O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush pediu o fim da partidarização no discurso do combate à pandemia do novo coronavírus. A mensagem foi compartilhada para o "The Call to Unite", evento com transmissão online que conta com a participação de líderes que pedem união global neste momento de crise.

Para Bush, é hora de deixar as diferenças partidárias de lado e buscar a união não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.

"Vamos lembrar o quão pequenas são nossas diferenças diante dessa ameaça compartilhada. Em última análise, não somos combatentes partidários. Nós somos seres humanos, igualmente vulneráveis e igualmente maravilhosos aos olhos de Deus. Nós crescemos ou caímos juntos e estamos determinados a se levantar", disse.

Apesar de não ter citado Donald Trump, a mensagem contrasta com o discurso do atual presidente, também republicano, que tem mantido embates políticos em meio à pandemia. Vale lembrar que Bush não apoiou oficialmente a eleição de Trump.

Em sua mensagem de vídeo, Bush lembrou os dias difíceis após o 11 de setembro, quando estava na presidência e passou uma mensagem de união.

"Lembre-se, já enfrentamos tempos de testes antes. Depois do 11 de setembro, vi uma grande nação surgir para homenagear os bravos, sofrer com os que sofrem e abraçar novos deveres inevitáveis. E não tenho dúvida, nenhuma, de que esse espírito de serviço e sacrifício esteja vivo na América", disse.

"Lembremos que a empatia e a gentileza são ferramentas poderosas essenciais da recuperação nacional. Vamos lembrar que o sofrimento que experimentamos como nação não cai uniformemente", completou.