Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulheres são a maioria dos profissionais de saúde infectados na Espanha

Trabalhadores da saúde gesticulam quando os cidadãos mostram seu apoio em suas varandas e janelas, em meio à propagação da doença por coronavírus, em Barcelona, Espanha - NACHO DOCE/REUTERS
Trabalhadores da saúde gesticulam quando os cidadãos mostram seu apoio em suas varandas e janelas, em meio à propagação da doença por coronavírus, em Barcelona, Espanha Imagem: NACHO DOCE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 09h59

Um levantamento feito pelo Instituto de Saúde Carlos 3, na Espanha, mostrou que as mulheres são 75,6% dos profissionais de saúde contagiados pelo coronavírus no país.

A pesquisa analisou 30.660 casos comunicados até a última segunda-feira e descobriu que desses, 23.178 são mukheres e 7.482 são homens. As informações são do jornal El País.

Em geral, os casos de covid-19 dos trabalhadores sanitários também são mais leves. Apenas 10,9% dos contaminados precisaram ser hospitalizados e só 1,2% chegou a ir para as UTI's.

Por outro lado, os dados gerais do país mostram que cerca de 46% precisou de atendimento hospitalar e 5,6% dos espanhóis tiveram que ser levados para a UTI.

Os números corroboram com a realidade de que as mulheres também são maioria dos profissionais de saúde na Espanha.

Outra pesquisa, essa que retrata a população ativa espanhola, feita em 2019, mostra que as mulheres representam 72,4% dos profissionais da área.

Em setores como enfermarias, elas chegam a ser 90% do pessoal.