Topo

Esse conteúdo é antigo

Assistente pessoal de Trump está com coronavírus; presidente é testado

Donald Trump, na Casa Branca - Anna Moneymaker/The New York Times/POOL/Getty Images
Donald Trump, na Casa Branca Imagem: Anna Moneymaker/The New York Times/POOL/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 14h41

Um assistente pessoal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, testou positivo para o novo coronavírus. A Casa Branca confirmou a informação à CNN, no que é o primeiro caso no West Wing, a ala da sede do governo norte-americano que tem os escritórios ligados à presidência. Trump foi testado mais uma vez após o caso e o resultado foi negativo.

O infectado é um integrante da Marinha dos Estados Unidos. Seu cargo é ode "valet", em inglês, que são membros de uma unidade militar de elite dedicada a trabalhar na Casa Branca e rotineiramente muito próximos ao presidente e sua família.

Trump reagiu com lamento ao diagnóstico, recebido ontem, de acordo com a CNN. Fontes da emissora afirmaram que ele passou por mais um teste, realizado pelo médico da Casa Branca.

"Nós fomos informados pela Casa Branca que um militar dos EUA, que trabalha no campus da Casa Branca, testou positivo para o coronavírus. O presidente e o vice-presidente foram testados para o vírus e o resultado foi negativo", informou o secretário de imprensa Hogan Gidley à CNN.

Os "valets" são responsáveis por tarefas pessoais do presidente e sua família, incluindo entregar comidas e bebidas para eles. Os profissionais viajam com o governante, inclusive para fora do país.

O assistente não foi identificado, mas apresentou sintomas na manhã de ontem.

O órgão de saúde dos EUA indica que pessoas que sabem ter sido expostas a infectados pelo coronavírus devem se autoisolar por 14 dias, para evitar a possibilidade de transmissão. A Casa Branca não informou se Trump seguirá a recomendação.

Os Estados Unidos registraram até ontem 2.073 novas mortes por covid-19 e totalizam 73.095 óbitos, enquanto foram notificados mais 23.928 casos de coronavírus, elevando o total a 1.227.430, de acordo com a contagem da universidade Johns Hopkins.