Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudo: Negro tem 4 vezes mais chance de morrer de covid-19 no Reino Unido

30.mar.2020 - De avental de plástico, enfermeira colhe amostra para teste de coronavírus em Chessington, no Reino Unido  - Dan Kitwood/Getty Images
30.mar.2020 - De avental de plástico, enfermeira colhe amostra para teste de coronavírus em Chessington, no Reino Unido Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 10h06

Pessoas negras têm até quatro vezes mais chances de morrer de coronavírus no reino Unido. Foi o que um estudo divulgado ontem apontou.

A pesquisa feita pelo Escritório Nacional de Estatísticas mostrou que mulheres negras — tratadas no estudo como caribenhas negras, africanas negras e outras negras — têm 4.3 mais risco de morrer de coronavírus que as mulheres brancas.

Em relação aos homens, os britânicos negros têm 4.2 mais chances de morrer que os brancos.

Pessoas de outras etnias asiáticas e latinas também possuem "estatisticamente um risco significante de morte", segundo o estudo.

Mesmo em condições demográficas — idade, acesso a saúde e doenças pré existentes — similares, os negros ainda tinham duas chances mais de morrer, mostrou o estudo.

Com isso, analisa o relatório, as disparidades são "parcialmente resultado de desvantagens socioeconômicas e outras circunstâncias, mas uma parte restante da diferença ainda não foi explicada".