Topo

Esse conteúdo é antigo

Milhões de demitidos nos EUA não buscaram recolocação em abril, diz jornal

Mídia Indoor, wap, currículo, curriculum vitae, emprego, desemprego, carreira, trabalho, desempregado, entrevista, chefe, resumo, resume, Estados Unidos, candidato, vaga, vagas, ocupação, seguro, estabilidade - John Moore/AFP
Mídia Indoor, wap, currículo, curriculum vitae, emprego, desemprego, carreira, trabalho, desempregado, entrevista, chefe, resumo, resume, Estados Unidos, candidato, vaga, vagas, ocupação, seguro, estabilidade Imagem: John Moore/AFP

Do UOL

08/05/2020 15h18

Milhões de norte-americanos demitidos durante a pandemia do coronavírus não está buscando novos empregos neste período — é o que revela um levantamento feito pela emissora CNN.

Por lá, pelo menos 3 milhões de pessoas solicitaram auxílio-desemprego desde o início da crise e a taxa de desemprego chegou a 14%, a maior desde 1948.

Mas, como este índice é calculado com base no número de pessoas que está procurando emprego e não no número de desempregados, a situação pode ser ainda mais alarmante do que mostram os números oficiais.

Essa categoria — de desempregados que "querem um emprego agora", mas "não procuraram emprego no ano anterior" — pairou em torno de 3 milhões de trabalhadores por mês durante a maior parte da última década, mas subitamente dobrou para 6,9 milhões em abril deste ano.

"Embora a taxa de desemprego seja uma métrica valiosa, há uma razão pela qual olhamos para muitos outros indicadores da força de trabalho: para dar uma visão mais abrangente do que está acontecendo na força de trabalho", disse Julie Hatch Maxfield, comissária associada do BLS que supervisiona dados de emprego e estatísticas de desemprego.