Topo

Esse conteúdo é antigo

Aos 113 anos, moradora mais velha da Espanha se recupera do coronavírus

Idosos caminhando nas ruas da Espanha durante pandemia do novo coronavírus - SOPA Images / LightRocket via Getty Images
Idosos caminhando nas ruas da Espanha durante pandemia do novo coronavírus Imagem: SOPA Images / LightRocket via Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

12/05/2020 11h06Atualizada em 12/05/2020 12h26

A idosa María Branyas, de 113 anos, se recuperou da covid-19 no asilo onde vive há 20 anos, na cidade de Olot, em Girona, na Espanha. Segundo dados do Grupo de Pesquisas em Gerontologia espanhol, ela é a pessoa mais velha a viver no país, porém María nasceu nos EUA.

Após se recuperar do novo coronavírus, María também passou a ser a pessoa mais velha curada da doença no mundo.

Os sintomas foram discretos: "Na verdade, a única coisa que foi detectada foi uma infecção do trato urinário e um pouco de febre associada, mas depois ela foi submetida a um teste de triagem (para o coronavírus) que deu positivo", disse a responsável pela idosa à agência AFP. "Agora ela está se sentindo bem e teve um teste negativo na semana passada", completou.

Vários artigos foram publicados nos últimos anos sobre María Branyas, mãe de três filhos, avó e bisavó, nascida em 4 de março de 1907 nos Estados Unidos, onde seu pai trabalhava como jornalista em São Francisco.

Segundo a imprensa espanhola, ela guarda especialmente a memória da viagem de volta de sua família da América para a Europa, a bordo de um transatlântico durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18).

Ela também viveu a época da pandemia de gripe de 1918, apelidada de "gripe espanhola", bem como a Guerra Civil em seu país, entre 1936 e 1939.

María deu conselhos de como atingir a longevidade com alegria: "Digo para cada um que cuide de sua vida".

A Espanha tem cerca de 277 mil casos confirmados do novo coronavírus e mais de 26 mil mortes.

* Com informações da AFP