Topo

Esse conteúdo é antigo

Donald Trump critica testes de coronavírus e os chama de 'superestimados'

13.mai.2020 - Donald Trump na Casa Branca - Pool / Getty Images
13.mai.2020 - Donald Trump na Casa Branca Imagem: Pool / Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

15/05/2020 14h18

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse que os testes de coronavírus são "superestimados" e que se não houvesse testes teriam "poucos casos" de covid-19. A fala ocorreu ontem durante uma visita do presidente a uma fábrica de equipamentos médicos no estado da Pensilvânia.

Trump não usou máscara de proteção contra a covid-19 durante a visita enquanto todas as outras pessoas ao seu redor usavam. A decisão do presidente em não usar a máscara diverge das orientações de seu governo à população e das regras da Casa Branca que obriga as pessoas da equipe a utilizarem as máscaras durante o turno de trabalho.

Na visita, além de chamar os testes de coronavírus de "superestimados", o presidente também comentou que teriam poucos casos se não houvesse testes. "Se não fizéssemos nenhum teste, teríamos muito poucos casos", disse o presidente.

Um vídeo publicado no Twitter da Reuters, mostra a visita do presidente à fabrica sem o uso do material de proteção.

Durante a visita, Trump declarou que irá reabastecer o estoque nacional de suprimentos como forma de preparar o país para outras futuras pandemias. "Meu objetivo é produzir tudo o que a América precisa para nós mesmos e exportar para o mundo, incluindo medicamentos", comentou o presidente em tom de crítica as ações do ex-presidente e seu antecessor, Barack Obama, na área da saúde.

De acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, os EUA registraram, até ontem, 1.416.528 casos de infecção pelo novo coronavírus e 85.813 mortes.

*Com informações da Reuters e da EFE