Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump ameaça cortar fundos para estados que organizam votação por correio

Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington - YURI GRIPAS
Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington Imagem: YURI GRIPAS

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 21h44

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar fundos federais de Michigan e Nevada. Os estados anunciaram planos de enviar cédulas de ausência da votação por correio aos eleitores registrados antes das eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos.

"Michigan envia cédulas de ausência para 7,7 milhões de pessoas à frente das primárias e da eleição geral. Isso foi feito ilegalmente e sem autorização de um secretário de Estado. Vou pedir para reter os fundos para Michigan se eles quiserem seguir esse caminho da fraude eleitoral!", publicou Trump no Twitter.

Nas leis de Michigan, todos os eleitores do estado têm o direito de votar por correio e podem solicitar uma cédula de ausente, sem justificativa. As eleições primárias de Michigan estão marcadas para agosto.

Na mesma rede social, o presidente norte-americano mandou recado semelhante para Nevada. Apesar da declaração de Trump, o estado não está enviando solicitações aos eleitores por correio, e sim cédulas ausentes.

"O Estado de Nevada 'acha' que eles podem enviar votos ilegais por cédula postal, criando um ótimo cenário de fraude eleitoral para o Estado e os EUA. Eles não podem! Se o fizerem, acho que posso reter fundos para o Estado. Desculpe, mas você não deve trapacear nas eleições", escreveu.

Nevada, onde as primárias ocorrem em 9 de junho, tem situação parecida com Michigan. No estado, os eleitores não precisam justificar votos por correio. E enquanto em Michigan é possível se registrar para receber pedidos de voto por correio regularmente, em Nevada é permitido se registrar como eleitor permanente por correio e receber cédulas automaticamente.