Topo

Esse conteúdo é antigo

Marinha dos EUA proíbe bandeira em navios, aeronaves e bases

Bandeira dos Estados Confederados da América em circuito da Nascar - David Rosenblum/Icon Sportswire via Getty Images
Bandeira dos Estados Confederados da América em circuito da Nascar Imagem: David Rosenblum/Icon Sportswire via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 00h13

A Marinha dos EUA irá banir a bandeira da batalha dos Estados Confederados de espaços públicos em navios, aeronaves e bases, segundo informou a agência Reuters.

A Marinha fez o movimento em meio a protestos nos Estados Unidos, provocados pela morte de George Floyd, em maio, um homem negro que morreu asfixiado por um policial branco durante abordagem policial.

A bandeira foi utilizada pelos estados do Sul durante a Guerra Civil e, para os críticos, é símbolo de ódio racial, opressão e de um capítulo sombrio da história americana.

Em um comunicado, a Marinha disse que o chefe de operações navais, almirante Mike Gilday, já havia instruído sua equipe a começar a redigir uma ordem que proibiria a bandeira "de todos os espaços públicos e áreas de trabalho a bordo de instalações, navios, aeronaves e submarinos".

"A ordem visa garantir a coesão da unidade, preservar a boa ordem e a disciplina e defender os principais valores de honra, coragem e comprometimento da Marinha", acrescentou o comunicado.