Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump: Pessoas que irão a comício devem reconhecer risco de contrair covid

Presidente dos EUA, Donald Trump, fará primeiro comício em meio à pandemia do novo coronavírus, em Oklahoma -
Presidente dos EUA, Donald Trump, fará primeiro comício em meio à pandemia do novo coronavírus, em Oklahoma

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 14h20

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, fará um comício na próxima sexta-feira (19) na cidade de Tulsa, em Oklahoma. Todos os participantes que forem ao evento deverão assinar um documento que isenta a campanha de responsabilidade por doenças relacionadas ao coronavírus. A medida visa a obter isenção de culpa para a campanha por qualquer pessoa que venha a contrair a covid-19.

Ao se inscreverem para participar do comício, os apoiadores reconhecem que "existe um risco inerente de exposição à covid-19 em qualquer local público onde as pessoas estejam presentes". Além de também concordarem em não responsabilizar a campanha do atual presidente, o local ou outros organizadores, e "assumirem voluntariamente todos os riscos relacionados à covid-19".

Trump fará seu primeiro comício em busca da reeleição na próxima sexta-feira, em Oklahoma, mesmo com a pandemia da covid-19. A sede do evento na cidade conta com cerca de 19 mil lugares disponíveis.

Apesar de Oklahoma estar em processo de reabertura e o governador Kevin Stitt pedir o distanciamento social e "minimizar o tempo gasto em ambientes lotados", ele deu boas-vindas a Trump e pontuou que o evento "confirma que Oklahoma é o exemplo nacional de reabertura com responsabilidade e segurança".

Segundo a contagem oficial da Universidade Johns Hopkins, os EUA já registraram 2.029.037 casos oficiais e 113.924 mortes em decorrência da pandemia.