Topo

Esse conteúdo é antigo

Marca de arroz mudará logo com homem negro após acusações de racismo

Logo da marca de arroz Uncle Ben"s - Reprodução
Logo da marca de arroz Uncle Ben's Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 17h09

A marca de arroz Uncle Ben's, popular nos Estados Unidos, afirmou que mudará seu logo como forma de "evoluir" sua identidade visual e apoiar a comunidade negra

"Como marca global, sabemos que temos a responsabilidade de ajudar a pôr fim ao preconceito e injustiças raciais", disse um porta-voz da companha Mars, em comunicado ao HuffPost.

"Enquanto ouvimos as vozes dos consumidores, especialmente na comunidade negra, e as vozes de nossos associados em todo o mundo, reconhecemos que uma maneira de fazer isso é evoluindo a marca, incluindo sua identidade", acrescentou.

Ainda não há mais detalhes sobre quais serão as mudanças, mas a empresa está disposta a "todas as possibilidades".

O primeiro logo criado para a marca de arroz saiu em 1946 e tem sido acusada de racismo desde então.

Segundo o The New York Times, o nome "Uncle Ben" ("Tio Ben", em tradução livre), reflete a forma como sulistas brancos dos Estados Unidos chamavam os idosos negros em vez de "senhor" ou "senhora".

De acordo com a empresa, o nome é uma referência a um texano negro, conhecido como Uncle Ben, que plantava arroz em sua fazenda.

Hoje mais cedo, a marca Aunt Jemima ("Tia Jemima", em tradução livre), anunciou que vai aposentar o nome após perceber que foi baseada em um "estereótipo racial".

Caso semelhante aconteceu no Brasil com a Bombril, que afirmou retirar do portfólio de produtos a esponja de aço Krespinha.