Opas diz que países 'devem ter coragem de recuar' para relaxar quarentena
A diretora da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) Carissa Etienne transmitiu hoje uma mensagem severa a líderes governamentais, especialmente àqueles que estão flexibilizando a quarentena em seus países.
"Se você tem vontade de relaxar as medidas preventivas, também deve ter a coragem de recuar se as infecções aumentarem", disse Etienne, hoje, durante entrevista coletiva.
Etienne pediu aos governos que adotem uma "vigilância robusta, expansão da capacidade de testes e rastreamento de contatos" e estejam prontos "para ajustar o curso rapidamente", a depender do curso da pandemia.
A Opas destacou a situação das Américas, que, segundo o órgão, "registrou mais casos de covid-19 do que qualquer outro". Carissa Etienne, no entanto, disse que vários países e territórios do Caribe conseguiram conter completamente a transmissão.
"A complacência é nossa inimiga na luta contra a covid-19", disse ela. "A reabertura não é apenas a suspensão de restrições de viagens e ordens de permanecer em casa. Requer a implementação de um conjunto de medidas de saúde pública para rastrear novos casos e capacidade suficiente para detectar e controlar novos surtos".
Ela também disse que os governos "não devem abandonar o que funciona por fadiga ou pressão política".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.