Estátua da Pequena Sereia, na Dinamarca, é alvo de vandalismo
A estátua da Pequena Sereia, uma das principais atrações turísticas de Copenhague, na Dinamarca, amanheceu hoje pichada com a inscrição "peixe racista".
A frase foi escrita com tinta preta na pedra que sustenta a estátua de bronze na entrada para o porto da cidade. A polícia investiga o caso. Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria da pichação.
O ato acontece em meio a uma onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos e na Europa, após a morte de George Floyd. Diversas estátuas de personalidades famosas por explorarem outros povos, especialmente negros e indígenas, têm sido alvo de ataques, atos de vandalismo e retirada por parte de manifestantes.
A estátua da Pequena Sereia é um tributo ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor da história original, que foi adaptada pela Disney.
"Estou tendo dificuldades para ver o que é particularmente racista no conto de fadas 'A Pequena Sereia'", disse Ane Grum-Schwensen, pesquisadora do Centro H.C. Andersen da Universidade do Sul da Dinamarca, ao canal de notícias local Ritzau.
A escultura de 107 anos, que é visitada por um milhão de turistas a cada ano, já foi vandalizada antes, inclusive por ativistas anticaça a baleias e ativistas pró-democracia, sendo decapitada por duas vezes.
No ano passado, um remake live action da Disney do filme de animação de 1989 com o mesmo nome foi objeto de controvérsia depois que a atriz afro-americana Halle Bailey foi escolhida para o papel central.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.