Trump já deu 20 mil declarações falsas ou enganosas, aponta levantamento
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levou pouco mais de 1.200 dias para bater a marca de 20 mil declarações falsas ou enganosas, segundo o The Fact Checker, levantamento feito pelo jornal The Washington Post. Em média, foram 23 mentiras ou desinformações por dia desde a criação do projeto, há 14 meses.
O levantamento ainda aponta que Trump levou 827 dias para chegar as primeiras 10 mil declarações falsas ou enganosas — média de 12 falas por dia —, mas apenas 440 para bater a marca das 20 mil, alcançada no último dia 9.
Entre as primeiras e as últimas 10 mil declarações, vieram à tona as acusações de que Trump teria tentado pressionar a Ucrânia para obter ganhos políticos pessoais, o consequente julgamento de seu processo de impeachment (que não passou do Senado), a pandemia de covid-19 e os protestos contra a violência policial motivados pela morte de George Floyd.
As discussões sobre a possibilidade de afastamento do presidente, bem como as suspeitas que levaram a elas, contribuíram com quase 1.200 das últimas 10 mil falas mentirosas ou enganosas de Trump. O novo coronavírus, em pauta há apenas alguns meses, respondeu por cerca de 1.000 declarações.
A ideia de que o presidente ultrapassaria a marca de 20 mil parecia "ridícula" quando o The Fact Checker começou o levantamento, diz o Washington Post. Isso porque, a princípio, Trump tinha uma média diária de declarações falsas ou enganosas abaixo de cinco, o que significaria cerca de 7 mil falas em quatro anos de mandato.
Até 9 de julho, porém, foram 20.055 mentiras ou desinformações em 1.267 dias. "O tsunami de inverdades vai ficando cada vez maior", alerta a publicação.
Ainda segundo o levantamento, Trump alcançou as 20 mil declarações durante uma entrevista à Fox News justamente no último dia 9. Cerca de metade das 62 mentiras ou desinformações ditas pelo presidente naquele dia vieram da conversa com o âncora Sean Hannity.
Confira algumas delas:
"O ex-presidente Barack Obama não quis dar equipamento militar adicional à polícia"
Obama, lembra o jornal, realmente reduziu o programa do governo em questão, mas ainda permitiu o uso de armas de fogo especializadas, aeronaves tripuladas e não tripuladas, explosivos e equipamentos para dispersar motins e greves.
"Trump tem um apoio enorme da comunidade afro-americana"
Não há nenhum levantamento que comprove isso.
"Obama e o ex-vice-presidente Joe Biden [hoje adversário de Trump nas eleições] praticaram espionagem durante sua campanha e sabiam de tudo que estava acontecendo"
Trump tem feito acusações deste tipo a Obama desde 2017, todas elas baseadas em pouca ou nenhuma evidência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.