Topo

Esse conteúdo é antigo

Marido de garota afegã está entre os talibãs mortos após ataque, diz jornal

Garota Qamar Gul se vingou e matou talibãs que tinham matado seus pais no Afeganistão - Reprodução/Twitter
Garota Qamar Gul se vingou e matou talibãs que tinham matado seus pais no Afeganistão Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

23/07/2020 13h10

O caso da adolescente de 16 anos que matou três talibãs que participaram de um ataque contra seus pais na província de Ghor, no Afeganistão, pode ser mais complexo e envolver também uma disputa familiar. De acordo com o The New York Times, Qamar Gul teria matado seu próprio marido durante a ação que ficou conhecida nesta semana.

Membros da família de Gul e autoridades locais disseram ao jornal norte-americano que a adolescente era casada com um dos agressores, que estava tentando levá-la à força durante a briga. No entanto, não foi esclarecido quando o homem se juntou ao Talibã.

Chamado Mohamed Naeem, o talibã teria se casado com Gul em 2016. Em troca, Shan Gul Rahimi, o pai da adolescente, se casou, pela segunda vez, com uma sobrinha de Naeem. O conflito entre as famílias foi motivado pelo tratamento que o pai de Gul dava à nova esposa.

As autoridades locais afirmam que o atentado aconteceu na madrugada da última sexta-feira (17). Um grupo de 40 talibãs invadiu a vila de Geriveh, onde Gul vivia com seus pais e um irmão mais novo. Os militantes mataram seus pais, e a garota reagiu com um fuzil AK-47, matando três talibãs e ferindo outros.

O confronto durou cerca de uma hora e só teve fim quando pessoas do vilarejo e homens de milícias pró-governo intervieram contra os talibãs. Qamar e seu irmão foram levados então para um lugar seguro na capital da província.

Desde então, movimentos nas redes sociais exigem que o governo proteja Qamar Gul, com alguns pedindo que a adolescente seja enviada para fora do Afeganistão.