Topo

Esse conteúdo é antigo

Japão: ladrões roubam R$ 52 mil de museu que preserva história ninja

O museu Iga-ryu Ninja também tem aulas e demonstrações de lutas - Reprodução/ Facebook Iga-ryu Ninja
O museu Iga-ryu Ninja também tem aulas e demonstrações de lutas Imagem: Reprodução/ Facebook Iga-ryu Ninja

Do UOL, em São Paulo

21/08/2020 11h10Atualizada em 23/08/2020 12h11

Um museu criado para resgatar e proteger a história dos ninjas, os agentes secretos da época feudal do Japão, foi assaltado na madrugada da última segunda-feira (17), na cidade de Iga, província de Mie.

Em três minutos de um assalto que passou despercebido pela segurança do museu Iga-ryu Ninja, os ladrões levaram um cofre de 150 kg que continha cerca de 1 milhão de ienes (cerca de R$ 52 mil).

A equipe do museu chamou a polícia depois que o alarme disparou, mas os ladrões e o dinheiro já haviam desaparecido.

O cofre guardava o dinheiro das entradas de todo o fim de semana. Segundo o jornal Yomiuri Shimbun, no último fim de semana, o museu recebeu mais de mil visitantes.

A imprensa local informou que não há informações sobre a aparência dos suspeitos, porém acredita-se que eles estavam vestidos de preto dos pés à cabeça e usavam shuriken, pequenas armas ninjas.

Além da preservação da história ninja, o museu Iga-ryu Ninja dá aula de técnicas usadas pelos ninjas feudais e faz demonstrações de lutas.

Os ninjas são um patrimônio cultural do Japão. Apesar de terem sido agentes durante as guerras do século 15, atualmente eles servem como diplomatas informais da cultura japonesa.