Topo

Esse conteúdo é antigo

Emocionante: garoto autista fala próprio nome pela primeira vez e viraliza

Registro de Micah foi feito pela mãe no TikTok e viralizou - Reprodução
Registro de Micah foi feito pela mãe no TikTok e viralizou Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2020 17h03

O TikTok tornou-se uma febre mundial durante o confinamento causado pela covid-19. Na última semana, um vídeo produzido no aplicativo encheu o coração de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Nele, Micah, de 5 anos, supera as dificuldades verbais decorrentes do autismo e fala o próprio nome pela primeira vez. A comemoração de sua família com a conquista é contagiante.

Veja ao vídeo:

Publicado pela mãe do garoto, Haley McGuire, o registro já ultrapassou a marca de 10 milhões de views.

Cerca de uma em cada quatro pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) apresenta dificuldades verbais semelhantes; embora o percentual seja alto, sinaliza um declínio acentuado se comparado com a geração anterior, quando o número estava perto da metade.

A realização de expressar o próprio nome veio junto com mais gratas surpresas. Micah conseguiu chamar familiares como "mamãe", "papai", "vovó" e "tio", em um vídeo que também caiu nas graças dos tiktokers.

"Ele passava semanas sem dizer nada. Isso é loucura. Ele está indo muito bem", disse a mãe ao site da revista Newsweek, descrevendo o filho como uma criança incrivelmente amorosa. "Micah sempre foi um garoto muito doce, de coração terno."

O orgulho do garoto gerou muitas mensagens de carinho e apoio às suas conquistas nos comentários. Haley, que usava a rede social como portfólio para seu trabalho com fotos, começou a postar conteúdo do filho no perfil.