Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileira está entre mortos no atentado à basílica de Nice

Do UOL, em São Paulo*

29/10/2020 20h36Atualizada em 30/10/2020 07h52

Uma brasileira está entre os mortos no atentado terrorista em Nice, na França. Simone Barreto Silva tinha 44 anos e morava no país europeu há 30 anos, segundo informações do Consulado Geral do Brasil.

O ataque aconteceu por volta das 9h local (5h de Brasília) na basílica de Notre Dame e deixou outras duas pessoas mortas, além de vários feridos. O terrorista foi preso.

Simone é nascida em Salvador, na Bahia, e tinha três filhos. Ela foi esfaqueada e morreu num restaurante quase em frente à catedral, onde tinha tentado se refugiar. Uma das últimas frases da vítima teria sido: "Diga aos meus filhos que eu os amo", de acordo com a RFI.

Um dos proprietários do restaurante l'Unik, onde Simone chegou completamente ensanguentada, Brahim Jelloule, falou à TV France Info, ainda em estado de choque.

"Ela atravessou a rua, toda ensanguentada, e meu irmão e um dos nossos funcionários a recuperaram, a colocaram no interior do restaurante, sem entender nada, e ela dizia que havia um homem armado dentro da igreja".

O irmão de Jelloule e o funcionário chegaram a entrar na igreja, mas viram o homem armado com uma faca, foram ameaçados pelo terrorista e saíram correndo. Foram eles que chamaram a polícia. Segundo Jelloule, Simone morreu uma hora e meia depois de ter sido ferida.

Muçulmano, Jelloule se diz chocado com o atentado: "Isso não é o Islã. Eu conheço o Corão de cor, e não é isso que ele prega", disse.

De acordo com uma prima de Simone, a família só foi avisada que ela era uma das vítimas às 18h30 (14h30 horário de Brasília).

O Consulado do Brasil em Paris, que falou brevemente com a irmã da vítima, disse que está em acompanhando o caso e pode ajudar nos trâmites burocráticos. O cônsul honorário do Brasil em Nice também está em contato e deve dar mais informações amanhã. O Consulado ainda não foi informado oficialmente pela polícia francesa.

"O presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e governo franceses", afirmou em nota o Itamaraty.

"O Brasil expressa seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reafirma seu compromisso de trabalhar no combate e erradicação desse flagelo, assim como em favor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa em todo o mundo".

Simone celebrava Iemanjá na França

Nascida no Lobato, na Cidade Baixa, no subúrbio de Salvador, Simone Barreto, 44, estava na França "há pelo menos 30 anos". Simone tinha formação de cozinheira e atualmente trabalhava como cuidadora de idosos. Ela tinha nacionalidade francesa.

Segundo membros da Ala Mulheres na Resistência da Lavagem da Madeleine, evento cultural brasileiro que acontece há 19 anos em Paris, Simone e suas irmãs "participaram da Ala em 2019 e não vieram este ano por causa da covid-19". Ela teria vindo a Paris em 2019 com uma filha, ainda bebê.

Além disso, Simone era agitadora cultural em Nice e teria organizado, com suas irmãs e primas, a Festa de Iemanjá de Nice.

A reportagem da RFI falou com a Delegacia Central de Polícia de Nice, que não confirmou a informação, pois o delegado responsável pela Imprensa "teve um dia muito duro" e não faria plantão na noite desta quinta-feira.

*Com informações da RFI