Topo

Esse conteúdo é antigo

"Trabalhará para curar nossa nação", diz presidente da Câmara sobre Biden

Ana Carla Bermúdez e Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

07/11/2020 14h51

A deputada Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, comemorou a vitória do colega de partido Joe Biden nas eleições americanas. Para ela, a vitória sobre Donald Trump foi "histórica".

Biden considerado o 46º presidente dos Estados Unidos pela imprensa após vencer na Pensilvânia. Com mais 20 delegados, ele reúne 273 votos do Colégio Eleitoral, três a mais do que precisava para derrotar Trump, que tentava a eleição.

"Os americanos elegeram um líder pronto para enfrentar o coronavírus, para que possamos, finalmente, reabrir a economia e as escolas", publicou a democrata, por meio de nota divulgada pela rede CBS.

"Com Biden eleito, o povo norte-americano elegeu um mandato para custos de saúde menores, um mandato com cheques maiores para reconstruir a infraestrutura dos Estados Unidos e um mandato que trabalhará pelo interesse público, não por interesses particulares", declarou a congressista.

"[Os norte-americanos] elegeram um presidente que unificará os valores de fé, família e comunidade e que irá trabalhar sem cansar para curar nossa nação", concluiu.

Pelosi conduziu o processo de impeachment do presidente Trump, aprovado pela Câmara no final do ano passado. No início deste ano, o processo acabou rejeitado, mas ela se tornou uma das grandes vozes da oposição ao governo republicano.

Ainda faltam cinco estados em apuração - da qual ele lidera em quatro -, mas, segundo a constituição norte-americana, um candidato precisa de mais da metade do Colégio Eleitoral (270 delgados) para ser eleito. Biden consolidou pelo menos 273.