Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-ministro do Sri Lanka morde peixe cru em coletiva para estimular consumo

Ex-ministro da pesca do Sri Lanka, Dilip Wedaarachchi, morde peixe durante coletiva de imprensa - Reprodução/Youtube/DailyMirror
Ex-ministro da pesca do Sri Lanka, Dilip Wedaarachchi, morde peixe durante coletiva de imprensa Imagem: Reprodução/Youtube/DailyMirror

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/11/2020 17h13

Dilip Wedaarachchi, ex-ministro da pesca do Sri Lanka, mordeu um peixe cru durante uma entrevista coletiva que aconteceu ontem, na capital Colombo, na esperança de afastar rumores de contaminação e incentivar o consumo de pescado, que teve declínio nas vendas devido à pandemia da covid-19.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o consumo de peixe diminui muito no Sri Lanka depois que o Mercado Central de Peixes, próximo a Colombo, foi considerado um epicentro de um surto do novo coronavírus, no mês passado. O local teria originado milhares de infecções do vírus, que se propagaram pelo país asiático.

O estabelecimento foi fechado e milhares de toneladas de peixe não foram vendidos no local. Os preços do setor pesqueiro então despencaram, conforme as pessoas começaram a diminuir o consumo de peixes.

"Nosso pessoal que está na indústria pesqueira não pode vender seu pescado. O povo deste país não está comendo peixe ", lamentou Dilip Wedaarachchi, enquanto segurava um peixe cru na mão, durante a coletiva de imprensa.

O político, que exercia o cargo de ministro da pesca até o ano passado, apelou ao governo, chefiado pelo presidente Gotabaya Rajapaksa, que tome medidas urgentes para eliminar a desinformação sobre os frutos do mar.

Ele reiterou ainda a necessidade da população consumir mais peixe para colaborar com o setor.

"Trouxe este peixe para te mostrar. Estou fazendo um apelo ao povo deste país para que coma este peixe. Não tenha medo. Você não será infectado pelo coronavírus", garantiu Wedaarachchi, sem provas científicas de que comer o animal impede a contaminação por covid-19.