Cher recebe elefante 'mais solitário do mundo' em libertação no Camboja
Apelidado de "elefante mais solitário do mundo", Kaavan passou anos definhando em um zoológico em Islamabad, no Paquistão, mas finalmente foi liberto em um santuário no Camboja. O animal chegou até a nação do Sudeste Asiático nesta segunda-feira (30) e foi recebido pela cantora norte-americana Cher.
A estrela pop promoveu nas redes sociais uma campanha para a libertação do elefante e viajou até o Paquistão para ajudar o animal.
Ela também foi vista no aeroporto de Siem Reap, no noroeste do Camboja, ao acompanhar o translado para participar de uma comitiva de boas-vindas ao elefante, que contou também com a presença do Ministro do Meio Ambiente do país, Neth Pheaktra.
O gigante foi transportado dentro de uma enorme caixa de metal para que pudesse escapar das condições de maus-tratos, que ele sofria há 35 anos no zoológico paquistanês.
Em agosto, um tribunal na capital do Paquistão ordenou que o local fosse fechado, de tão precárias que eram as condições da instituição que exibia Kaavan. O animal costumava ser cutucado por cuidadores do local com ganchos pregados na pele.
O elefante vive sem companhia desde 2012, quando ocorreu a morte de sua ex-parceira de jaula, Saheli.
Mas isso está prestes a mudar. O veterinário do elefante, Amir Khalil, disse ao site britânico Daily Mail estar esperançoso com o próximo capítulo da vida do solitário. "No santuário do Camboja estão esperando por ele três elefantes fêmeas asiáticas", contou. "Agora Kaavan pode ter uma nova parceira".
O elefante permanecerá no Camboja, em um santuário de 25 mil acres. A iniciativa para resgatá-lo custou US$ 400 mil (R$ 2,1 milhões) e foi promovida pelo filantropo americano Eric Margolis e pela Free the Wild, o grupo de bem-estar animal da cantora Cher.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.