Topo

Esse conteúdo é antigo

Nova Zelândia: Queda de helicóptero deixa mortos e 3 crianças ficam feridas

O acidente aconteceu na tarde de hoje no horário local - Reprodução/Brya Ingram/Stuff Nova Zelândia
O acidente aconteceu na tarde de hoje no horário local Imagem: Reprodução/Brya Ingram/Stuff Nova Zelândia

Do UOL, em São Paulo

15/12/2020 16h35

Duas pessoas morreram e três crianças ficaram gravemente feridas hoje após a queda de um helicóptero em uma praia rochosa ao norte da ilha de Kaikoura, na Nova Zelândia. Segundo a mídia local, os dois mortos podem ser pais das crianças resgatadas, no entanto, a polícia informou que não divulgará a identificação dos ocupantes até que os parentes deles sejam contatados.

Quando os primeiros moradores da região chegaram ao local do acidente, eles arrancaram a janela dianteira do helicóptero e retiraram os sobreviventes com receio de que a aeronave pegasse fogo. A queda aconteceu por volta das 12h40 de hoje (horário local) e as crianças feridas foram levadas de avião para o Hospital Wellington.

Ian Mehrtens, residente da região onde ocorreu a queda, disse ao site local Stuff que quando viu o helicóptero pela primeira vez pensou que ele estava pousando. "Tudo aconteceu tão rápido... parecia normal e então [o helicóptero] começou a espiralar. Isso saiu do controle tão rapidamente."

Assim que notou a queda, Ian pegou um quadriciclo e se deslocou para o local onde estava o helicóptero. No local já havia quatro ou cinco pessoas e Ian auxiliou no resgate de uma criança que estava em meio aos destroços.

"Não havia nada que você pudesse fazer, exceto tirá-los [passageiros] de lá. Especialmente porque há uma chance [de o helicóptero] pegar fogo. Tivemos sorte de haver um cara alto lá ajudando. Ele conseguiu estender a mão e agarrar os passageiros."

Três helicópteros foram chamados das regiões de Christchurch, Nelson e Wellington, junto com os bombeiros, polícia e ambulância para auxiliarem no resgate dos sobreviventes.

Os destroços do helicóptero serão analisados pelos investigadores no local da queda amanhã. Enquanto isso, os profissionais se dedicam a tentar entender quais circunstâncias levaram ao acidente.

A Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte local abriu um inquérito para entender as causas do acidente e pediu para que qualquer testemunha ajude com o seu relato ou imagens gravadas. "[Contamos] especialmente com qualquer pessoa que possa ter capturado o acidente na câmera de seu veículo ou outro dispositivo de gravação. Entrem em contato conosco o mais rápido possível".

Eles ainda fizeram um perímetro ao redor dos destroços do helicóptero no qual proibiram o acesso ao público para tentar proteger possíveis evidências.

O chefe de investigação de acidentes, Harald Hendel, detalhou como será feita a busca de informações para entender como ocorreu o acidente.

"O trabalho inicial incluirá inspecionar os destroços, mapear o local e conversar com testemunhas. A coleta de outras evidências nas próximas semanas e meses provavelmente incluirá o exame dos componentes do helicóptero, a busca de quaisquer dados registrados da eletrônica do helicóptero e a obtenção de registros de manutenção", disse Hendel.

Darryl Papesch, que é da sede nacional de Bombeiros e Emergências da Nova Zelândia, estava na área no momento do acidente e contou que falou com as crianças resgatadas. "Estávamos conversando com eles [os sobreviventes após o resgate]. Não foi uma conversa adequada, mas eles sabiam seus nomes e quantos anos tinham", disse Darryl.

De acordo com o site local NZHerald, o prefeito de Kaikoura, Craig Mackle, disse que seus pensamentos estão com os amigos e familiares das crianças e das vítimas. "Isso [o acidente] enviou ondas de choque pela comunidade. Está definitivamente fazendo todo mundo pensar em suas famílias e no Natal e tudo mais."

Um porta-voz da polícia disse que não serão divulgados outros detalhes sobre os mortos e feridos, incluindo idades e gêneros, até que parentes deles sejam contatados.